Inspirações

Empresa inaugura fazenda urbana dentro de indústria automotiva

Unidade produz plantas e hortaliças 100% livres de agrotóxicos na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, SP.

 

A novidade, inédita no mundo, é uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a startup BeGreen.  A iniciativa está beneficiando mais de 8.000 funcionários, uma vez que a produção é vendida a preço promocional e pode ser levada para casa.

A BeGreen utiliza técnicas de aquaponia para produzir hortaliças orgânicas em larga escala e em metade do tempo, consumindo 90% menos água em relação ao método tradicional de cultivo. 

Esta é a primeira Fazenda Urbana do mundo instalada dentro de uma indústria. Do plantio à colheita, tudo é feito no local. Com a parceria, a BeGreen produz hortaliças frescas e saudáveis para consumo nos refeitórios da Mercedes-Benz e plantas para o paisagismo local.

Alface baby (verde e roxa), rúcula, espinafre, agrião, chicória, salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão já são cultivados no local que, em breve, também iniciará a produção de tomate e berinjela. Estima-se que cerca de 2,7 mil quilos de hortaliças ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos serão colhidos ao mês.

De acordo com Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen, além de mais saudável, o modelo é ecológica e socialmente correto. “Desenvolvemos um método capaz de produzir até 28 vezes mais do que no tradicional, no campo. Além disso, utilizamos a água de forma inteligente, não usamos nenhum tipo de substância química e estimulamos a hortaliça de forma que cresça em um período até 40% menor”.

 

Leia também: Empresa goiana anuncia plantio de 1 milhão de árvores

 

Leia também: 4 opções para um jardim sem quintal

 

Fonte: Primeira Página

 

Redes Sociais