Inspirações

6 livros para dar um “up” no seu projeto de paisagismo

Veja dicas de publicações de grandes especialistas para se inspirar

 

  1. Criando Paisagens (Benedito Abbud)

Um manual para arquitetos e urbanistas que desejam compreender os principais conceitos dessa disciplina. Neste livro, o autor ensina como integrar cor, sons e textura de forma sensível e inclusiva a todos que vão usufruir do ambiente. Criar espaços vivos, com a presença de plantas e pássaros, e aproximar o homem do bem-estar proporcionado pela natureza é o objetivo da obra.

  1. O Livro das Áreas Verdes (Andrew Wilson)

A união de mais de 100 projetos dos maiores arquitetos do mundo faz parte desse livro. Técnicas e especificidades como condições climáticas, tamanhos e estilos são alguns exemplos do que você pode encontrar.

  1. Os Grandes Paisagistas da Natureza (vários autores)

Essa é uma edição especial do 30º aniversário da Revista Natureza. A leitura traz informações sobre os arquitetos paisagistas e os objetivos ao longo da carreira que o aproximaram das plantas e da natureza. Além de exemplos de projetos incríveis, a obra também traz conceitos e a visão dos principais arquitetos sobre o paisagismo.

  1. Desenho Urbano: Fundamento de Paisagismo (Ed Wall e Tim Waterman)

O paisagismo adequado ao panorama urbano e a construção de edifícios é o tema discutido neste livro. Trata-se de um manual detalhado sobre arquitetura e o contexto das cidades, o que inclui ruas, espaços abertos, serviços públicos e infraestrutura.

  1. Roberto Burle Marx: Arte e Paisagem (Roberto Burle Marx)

Essa obra expõe os principais projetos de paisagismo do arquiteto referência no cenário brasileiro. É uma leitura obrigatória para arquitetos e estudantes que desejam aprofundar-se nos conceitos do paisagismo, pesquisa e a estrutura ecológica por trás dos belos trabalhos desse mestre reconhecido internacionalmente, suas ideias e a percepção de um nome que marcou a arquitetura e o paisagismo no Brasil e no mundo.

  1. Plantas Tropicais (J. Vilaça)

Valorizar a flora brasileira é o objetivo de muitos paisagistas. Essa é uma leitura completa para quem quer ficar por dentro da vegetação tropical e as especificidades ambientais de cada planta.

Ilustrativo, esse livro de paisagismo conta com mais de 500 espécies de plantas nativas, o que inclui os cuidados necessários, as adaptações climáticas e as características funcionais que direcionam para seu uso em vasos, cercas-vivas e jardins.

 

Leia também: 3 espécies da Serra do Mar para cultivar em casa

 

Leia também: Muro de gabião: decore seu jardim com pedras!

 

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais