Inspirações

Exposição: Conversas na Praça – O Urbanismo de Jorge Wilheim

Exposição: Conversas na Praça – O Urbanismo de Jorge Wilheim

Até 14 de dezembro, o Sesc Consolação convida o público para uma reflexão sobre cidades mais humanas, justas e sustentáveis.

 

Quem vive em São Paulo ou já visitou a cidade, certamente conhece o Vale do Anhangabaú, o Pátio do Colégio ou o centro de eventos Anhembi. Além de cartões-postais, esses lugares têm um nome em comum: Jorge Wilheim (1928 - 2014) – arquiteto e urbanista responsável pela reurbanização (Anhangabaú e Pátio do Colégio) e construção (Anhembi) destes símbolos paulistanos.

A propósito, o Sesc São Paulo realizará, a partir do dia 19 setembro até 14 de dezembro, na unidade Consolação, a Exposição Conversas na Praça – O Urbanismos de Jorge Wilheim.

O público poderá se aprofundar na vida e obra de Wilheim, desde sua saída precoce da Itália, por conta da Segunda Guerra, até a carreira como arquiteto, urbanista e gestor público, onde desenvolveu e aplicou importantes modelos de planejamento e urbanização em mais de 20 cidades brasileiras.

A expografia transformará o Espaço de Convivência do Sesc numa praça, onde as pessoas poderão interagir com o conteúdo exposto, além de dialogarem sobre a importância de espaços públicos que acolhem os habitantes das pequenas e grandes cidades.

O material expositivo, composto por desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros, apresenta as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pátio do Colégio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú.

Apesar de todo “caráter técnico” que o material evidencia, de acordo com os organizadores, a exposição busca aproximar o público leigo de conceitos importantes para uma cidade cada vez mais habitável.

 

SERVIÇO

Exposição “Conversas na Praça – O Urbanismo de Jorge Wilheim

Data: 19/09 a 14/12

Local: Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo)

Ingressos: Grátis

Classificação etária: Livre

Informações: (11) 3234-3000

 

Leia também: Quer plantar em vasos?

 

Leia também: 5 tipos de flores para um jardim gótico

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais