Inspirações

Espada-de-São-Jorge: a melhor proteção astral para a sua casa

Além de estar em alta nos projetos paisagísticos e jardins, a Espada-de-São-Jorge tem como função religiosa proteger o ambiente das energias negativas.

 

Independentemente da religião, quem não quer ter a casa protegida das más energias? Quem nunca colocou o seu potinho de sal grosso ou manteve um pequeno ramo de arruda na carteira?

Pois é, Arruda, Comigo-ninguém-pode, Aroeira e, claro, a Espada-de-São-Jorge ou Espada-de-Ogum são consideradas plantas protetoras. No caso da última, é porque foi consagrada a São Jorge da Capadócia e ao orixá Ogum.

A Espada de São Jorge é a planta Sansevieria trifasciata. Além de estar super em alta nos projetos paisagísticos e jardins, é uma erva usada em rituais nas religiões afro-brasileiras (Umbanda, Candomblé e suas variações regionais) tanto na questão da liturgia como para fins medicinais. Seu significado popular é proteção e prosperidade e sua principal função é lançar fora toda a negatividade.

No entanto, ainda existem mais três espécies de Sansevieria com o mesmo fundamento: a proteção. São usadas nas casas, em banhos e na confecção de amuletos. Conheça:

  • Espada-de-Iansã:Sansevieria zeylanica, com sua franja amarela no contorno, em alguns rituais e comunidades é chamada de Espada de Oxossi, Rabo-de-lagarto ou Língua-de-sogra. Seu banho tem um efeito poderoso para espantar o mal olhado.
  • Lança-de-Ogum ou Lança-de-São-Jorge: Do tipo Sansevieria cylindrica, é redonda e pontuda. E o melhor: cresce em leque e chega a 2 m de altura. Ou seja, dois metros de proteção contra a inveja, o mal olhado, entre outras energias negativas.
  • Estrela-de-OgumSansevieria Trifasciata Hahnii é uma Sansevieria que cresce formando uma coroa de baixo porte (não ultrapassa os 15 cm de altura). Ela é usada como bordadura de canteiros, banhos de proteção e sacudimento. Não tem uso medicinal.

 

Leia também: Cerca viva é opção para quem quer privacidade

Leia também: Brinco-de-Princesa: conheça as peculiaridades dessa planta

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais