Inspirações

Plantas no quarto: as melhores espécies para este ambiente

Plantas no quarto: as melhores espécies para este ambiente

Sob certas condições, as plantas ajudam a purificar o ar e podem transmitir um efeito calmante.

 

Sabemos que estar perto da natureza traz bem-estar. Por isso, muitas pessoas vêm adicionando plantas em casa, principalmente os moradores de grandes centros urbanos. "Elas purificam o ar e, quanto maior a quantidade, maior o benefício. Os ambientes ficam mais frescos, e a sensação é de ar mais puro", explica Anderson Santos, da Escola de Botânica.

Anderson afirma que Lavanda, Melissa, Capim Cidreira, Poejo e Citronela são espécies com propriedades relaxantes, que podem ajudam na hora do sono. Mas atenção: elas precisam da incidência direta do sol.

"Como, arquitetonicamente, os quartos não são ambientes que recebem muito sol, para não ficarem muito quentes, é interessante deixar essas plantas em outro local da casa onde tenha muita luz e incorporá-las ao quarto esporadicamente, como visitantes", orienta, completando que, se elas passarem mais de sete dias ou ficarem nesse ambiente de forma permanente, não vão resistir.

Já algumas espécies com boa resistência em ambientes com luz indireta ou pouca luminosidade são ideais para ficarem em quartos. Alguns exemplos: Espada de São Jorge, Dracenas, Costela-de-adão, Flodendro, Antúrio, Comigo-ninguém-pode, Lírio da paz, Jiboias, Cissus e Bromélias.

"Mas mesmo essas espécies precisam de três elementos básicos: água, luz, mesmo que seja em pouca quantidade, e adubo. Sem isso, nenhuma planta sobrevive", alerta o especialista. A ventilação também é uma condição importante. "Se o ambiente ficar muito tempo fechado, tem que fazer rotação das plantas dentro de casa e levá-las para espaços arejados", finaliza.

 

Leia também: 4 receitas caseiras de adubo e fungicidas para jardinagem

Leia também: 10 flores que dão requinte à decoração do casamento

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais