Inspirações

Bar oferece paisagismo relaxante em meio à vida agitada de São Paulo

Bar oferece paisagismo relaxante em meio à vida agitada de São Paulo

Projeto resultou em um espaço de respiro natural no Largo da Batata, em São Paulo.

 

Inspirado no paisagismo e tranquilidade de uma vila do interior da Bélgica, o Bar Greenhouse recriou o estilo de vida simples e rústico de onde nasceu a cerveja Hoegaarden. O bar é um convite para os consumidores repensarem suas prioridades em meio ao caos da cidade e se reconectarem com a natureza. 

Localizado em uma região marcada pela diversidade e em constante desenvolvimento e movimento, o Greenhouse surge como um respiro natural. O espaço é moldado e pensado com o conceito coletivo, no qual diferentes experiências sensoriais são compartilhadas. É um chamado para uma pausa em meio à correria diária dentro de uma cidade grande

“Nossa intenção era ter um espaço naturalmente atrativo, sociável, no qual sentimentos de liberdade e descoberta fossem despertados por meio da natureza, do respiro urbano. Propusemos um momento de pausa dentro da cidade. O paisagismo, por si só, já garante boa parte do objetivo. Na área externa, trabalhamos com um layout adaptativo, onde os espaços de permanência podem ser facilmente desmontados para atender diferentes consumidores”, explica André Procópio, um dos responsáveis pelo projeto. 

Baseado em estruturas vernaculares de viveiros, o volume exterior de madeira permite a entrada de luz de forma difusa e funciona como uma área de transição entre o passeio e o bar. Para incorporar diferentes sensações em relação ao espaço, após o acesso pelo átrio de entrada, percorre-se uma curta “trilha” até o saguão principal, um lugar com pé-direito alto, bem iluminado e cercado de natureza.

Já o jardim externo é uma extensão do espaço e, além de integrar visualmente os dois ambientes, oferece à cidade uma nova praça, proporcionando sombra e cerveja fresca aos usuários.

Com 360m² e capacidade para 200 pessoas, o bar é o primeiro da marca belga Hoegaarden em todo o mundo. Ao todo, são 264 plantas de 38 espécies em um local onde os consumidores serão surpreendidos pelo paisagismo e poderão aproveitar um espaço para experimentação sobre o universo da marca.

“O Greenhouse é um espaço para as pessoas se desligarem da correria diária e ainda aproveitarem um local cercado pela natureza. Com esse bar, queremos levar para o mundo um pouco desse estilo de vida simples e rústico do vilarejo belga de Hoegaarden, fazendo com que as pessoas repensem suas prioridades em meio ao caos urbano”, completa José Oliveira, diretor global da marca.

 

Leia também: A utilidade dos cachepots e como agregá-los ao projeto de decoração e paisagismo

Leia também: Minhocão, em São Paulo, vai virar parque

 

Fonte: Primeira Página.

 

Redes Sociais