Inspirações

Vasos com plantas enriquecem o paisagismo de ambientes como living e salas de banho

Vasos com plantas enriquecem o paisagismo de ambientes como living e salas de banho

A arquiteta Ana Yoshida dá dicas de como combinar a forma e função dos vasos ao charme das plantas para realçar a beleza desses ambientes.

 

Ter plantas em casa se tornou tendência, para então virar paixão. Não existe cantinho nos lares contemporâneos que não possua pelo menos uma suculenta, pequena, delicada e bem agraciada pelo sol.

Desse ponto, os cenários só se ampliam até que as casas e apartamentos se tornem florestas urbanas e refúgios em meio às cidades onde os moradores possam relaxar e conectar-se com a natureza. 

Nesse entremeio, encontramos um objeto de paisagismo que é mais que um detalhe: os vasos de plantas. Eles abrigam, protegem e têm o dever de embelezar o ambiente tanto quanto as folhagens naturais acima deles.

Conversamos com a arquiteta e paisagista Ana Yoshida, que nos falou sobre como ela vê o valor desse acessório e ainda ensina, a partir de seus projetos, como montar composições únicas em espaços como living e salas de banho.

Vasos no living

Para esse ambiente, a arquiteta indica cores e texturas. Conforme seu projeto (foto), um modelo grande e oblongo pega emprestado o azulado, que está pincelado pela paleta de cores do living, adaptando-a a um tom mais leve e tropical.

Inserido na parte de trás do espaço, tem a função de preencher a composição vertical do ambiente, de maneira que o foco do olhar não permaneça apenas em peças mais baixas como a mesa de centro e o sofá. Ao seu lado, um vaso cerâmico menor, branco com salpicos pretos, completa esse efeito de profundidade visual ao ambiente, que merece todo ar de descanso.

Nesse living, Ana aproveitou o aparador com design em patamares coloridos para posicionar mais algumas plantas em alturas diferentes. Um vaso de vidro que possui um conjunto de folhagens mais finas está em um desses patamares azuis.

Colocado em frente a um quadro, sua transparência permite que a obra atrás dele seja vista sem obstruções. Do outro lado, em um patamar branco, uma orquídea equilibra a composição em um vaso de tom sólido.

Salas de banho

Salas de banho de respeito também merecem ter suas próprias plantas. Os espaços com boa incidência solar podem receber várias suculentas. Essas plantinhas podem ser colocadas em prateleiras feitas sob medida e num armário estilo farmácia, por exemplo, bem em frente à janela, enfeitando o espaço entre os itens essenciais à rotina do morador.

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais