Notícias


Publicado em:
12
3/2019

Entenda o que é Quota Ambiental e conceito sustentável

Especialista fala sobre a importância do conceito que une arquitetura e paisagismo em situações específicas.



Metatags: Expo Paisagismo, Quota Ambiental, Paisagismo, Arquitetura
Divulgação

A Quota Ambiental é um dispositivo da Lei de Uso e Ocupação do Solo de São Paulo, que foi aprovada em 2016. Ela propõe uma série de paramentos construtivos para as novas edificações da cidade, todos voltados para uma maior conscientização ambiental.


De acordo com a arquiteta Bárbara Juliani, o conceito une arquitetura e paisagismo: “ele se enquadra na ideia de construção sustentável, o que é uma inovação, por conta do incentivo da prefeitura pela construção que une o verde e a modernidade arquitetônica”, explica.


A Quota Ambiental é uma exigência da lei que se aplica, principalmente, a empreendimentos de grande porte e em terrenos que é preciso mexer nas árvores. “É de suma importância ter um profissional adequado ao lado para prestar consultoria e orientar quando se trata de leis como essa, assim, o resultado será eficiente tanto para o proprietário, quanto para a cidade e o meio ambiente”, ressalta Bárbara.


Nessa situação, o arquiteto irá direcionar em questão da aplicação de parâmetros construtivos como: fachada verde, muro verde, telhado verde, canteiros, piso permeável e plantio de árvores, onde cada um destes critérios gera uma pontuação, que ao final pode beneficiar o projeto com redução de área permeável.


“Essa diminuição acaba sendo um benefício para o empreendimento e para a sociedade, pois mesmo tendo menos área verde, haverá alguma outra coisa compensando essa perda, podendo ser um telhado verde ou um piso drenante, por exemplo”, finaliza a arquiteta.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Consumidores estão se entendendo melhor com os assistentes de voz

Pesquisa da Adobe mostra que consumidores norte-americanos estão mudando de opinião sobre o que a tecnologia de atendimento pode fazer.
Leia Mais

Qual é o perfil do profissional para o trabalho remoto?

Pesquisa da SAP Consultoria RH mostrou que 80% das companhias brasileiras passaram a praticar o home office. Entre elas, 67% são multinacionais. Os dados são referentes tanto ao setor privado quanto ao público.
Leia Mais

Senado aprova Projeto de Lei que amplia o Cadastro Positivo

O sistema funciona como um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores (pessoas físicas e jurídicas) e estabelece pontuações para quem mantém suas contas em dia.
Leia Mais