Notícias


Publicado em:
3
12/2018

Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx

Documentário mostra a trajetória do paisagista, seu amor e luta pela natureza.



Metatags: Arte, Paisagismo, documentário, ecossistema, natureza, Burle Marx
Divulgação

Na última quinzena de novembro, foi lançado o filme: “Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx”, sobre a vida de um dos maiores paisagistas do século XX. O documentário mostra toda a contribuição de Roberto Burle Marx à flora nacional, dando um passeio pela sua arte e personalidade, que também era pintor, cozinheiro e cantor.

A narração da obra, baseada em falas e textos de Burle Marx, acompanha imagens dos trabalhos do paisagista, passeando sua câmera pela infinidade de jardins projetados por ele e ressalta suas mensagens de paz e harmonia deixadas por meio de flores e plantas. Os destaques ficam para o Sítio Burle Marx, o Parque do Flamengo e o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, a fazenda Tacaruna, em Vargem Grande, além da Praça Euclides da Cunha, em Recife, o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e projetos desenvolvidos na França e Venezuela.

O final do documentário muda um pouco o tom romântico e parte para a preocupação do paisagista com os ecossistemas do Brasil até a inauguração da Transamazônica.

Nascido em São Paulo, Burle Marx foi precursor da ecologia e meio ambiente, e tinha com principal característica valorizar as plantas nativas. Foi ele que descobriu várias espécies em viagens de coleta e pesquisa por todos os ecossistemas brasileiros.

Dirigido e escrito por João Vargas Penna, o filme contou com a consultoria e a participação de José Tabacow, ex-assistente, sócio e parceiro de Burle Marx em diferentes projetos, a exemplo da Orla de Copacabana.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Consumidores estão se entendendo melhor com os assistentes de voz

Pesquisa da Adobe mostra que consumidores norte-americanos estão mudando de opinião sobre o que a tecnologia de atendimento pode fazer.
Leia Mais

Qual é o perfil do profissional para o trabalho remoto?

Pesquisa da SAP Consultoria RH mostrou que 80% das companhias brasileiras passaram a praticar o home office. Entre elas, 67% são multinacionais. Os dados são referentes tanto ao setor privado quanto ao público.
Leia Mais

Senado aprova Projeto de Lei que amplia o Cadastro Positivo

O sistema funciona como um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores (pessoas físicas e jurídicas) e estabelece pontuações para quem mantém suas contas em dia.
Leia Mais